segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O que está acontecendo com as Lan Houses?

Elas tiveram um verdadeiro boom no passado e foram responsáveis pela crescente venda de PCs, mas será que elas continuam tão importantes? comprar um novo computador agora, em 2011. No ano passado, a venda de PCs cresceu 26% em relação a 2009. Mas, apesar dessa tendência e do crescimento de poder de compra do consumidor brasileiro, muitos não abrem mão das lanhouses.
"Local que eu encontro pra falar com a namorada, onde eu converso com ela no Skype. Aqui eu posso ver e conversar pelo microfone, ouvir música e entrar nas redes sociais pra falar com amigos da minha cidade", conta David Farias, garçom.
"A Lan House é, sobretudo, um fenômeno social que teve seu boom nestes últimos quatro anos. Desde 2005 até hoje ela tem um paple muito importante  na inclusão digital, justamente pela falta de acesso ao computador e internet em casa. Ela teve e, continua tendo, um papel importante, principalmente porque ainda vai demorar um tempo para que todos domicílios tenham internet. Principalmente aqueles lugares mais remotos, na periferia ou em áreas de baixa renda", explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
"Quando é pra trabalho é pela velocidade da internet, quando é pelo jogo a gente prefere aqui, porque é um ambiente mais descontraído", conta Zandriel Dalagnol, caixa. Já Nixon Neves, atendente de um cybercafé, acredita que o ambiente é bem mais sociável. "As pessoas vem se divertir, conversar, trocar ideias sobre jogos que elas gostam e é uma maneira de se socializar", diz. 
David Farias, até tem computador mas disse que se tornou um hábito frequentar a lan house. "A internet também é um pouco lenta, então venho pra Lan House porque é mais rápido", conclui.
"A Lan house está mudando seu perfil de negócio, porque é de se esperar que a medidad que o cidadão tenha acesso à internet na sua residência, ele não precise da Lan House. Então, teoricamente a Lan House tenderia a desaparecer. No entanto, hoje as Lan Houses já buscam sevriços complementares", conta Alexandre Barbosa.
"Existe todo o preconceito que a Lan House é um lugar de jogos, e isto a gente viu em pesquisas que não é isto exatamente. Claro que as pessoas vão pra lá pra jogar, principalmente, em rede, porque tem o lado social de encontrar os amigos e usufruir de uma infraestrutura melhor", finaliza Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, continue lendo nossas publicações será um prazer em tê-los conosco.